implante dentário carga imediata

Passo a passo do implante dentário carga imediata

O pós-operatório de cirurgias na boca podem ser desconfortáveis. O método convencional da cirurgia de implantes faz cortes na gengiva, que precisa de um tempo longo de recuperação antes mesmo da conexão dos novos dentes. Pensando em resolver esse problema de cicatrização e tempo, a odontologia desenvolveu o método implante dentário carga imediata, que, além de substitui os dentes perdidos em um dia, não demanda grandes cuidados após a operação.

Benefícios do procedimento

O implante de carga imediata não é recomendado para todas as pessoas. Pacientes fumantes, com bruxismo, osteoporose e sem hábito saudável de higiene bucal são eliminadas para a cirurgia por proporcionarem instabilidade ao procedimento de instalação de pinos, sem o devido tempo da osseointegração como é feito na cirurgia convencional. Entretanto, as pessoas que se adequam à operação garantem os seguintes benefícios:

  • Receber os dentes definitivos no mesmo dia da consulta;
  • Recuperação instantânea da estética do sorriso;
  • Recuperação instantânea da mastigação;
  • Não precisar fazer consultas anteriores para preparação da cirurgia.

O implante dentário carga imediata, no entanto, possui duas desvantagens. Umas dela é possibilidade de danificação dos tecidos que envolvem os pinos devido à falta de osseointegração. A segunda delas é o preço, que, por ser um procedimento mais rápido, tende a ser maior.

Como é feita a cirurgia

O número de dentes a serem instalados com o implante dentário carga imediata afeta a duração da cirurgia. Entretanto, a média é que dentro de oito horas é possível sair do consultório com os novos dentes. Isso porque a técnica utiliza da tecnologia para acelerar o procedimento.

O dentista consegue fazer um planejamento de toda a operação antes de colocar os pinos de titânio. O profissional manipula as imagens de uma tomografia tridimensional de toda a arcada dentária do paciente em um programa de computador específico. Com isso, ele consegue criar guias cirúrgicas, que, no momento do procedimento, vão indicar o caminho a ser seguido, como o comprimento, diâmetro e inclinação dos pinos.

A guia é colocada sobre a boca do paciente, ela possui buracos que são os locais onde o implante dentário carga imediata será inserido por um procedimento de frenagem, sem cortes e suturas como na cirurgia convencional.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende implante dentário carga imediata:



Informações