Dentista 24 horas

Dentista 24 Horas: soluções odontológica a qualquer momento

Uma clínica com dentista 24 horas é muito mais do que somente uma conveniência de horário, mas também uma forma de assegurar que alguns serviços essenciais para a saúde humana estão sendo disponibilizados sem prender o paciente aos horários comerciais comuns.

Emergências não marcam hora e algumas rotinas podem não comportar o período limitado entre 9h às 18h.

Pensando em todos os fatores dos quais podem levar alguém a precisar de exames, avaliações e procedimentos específicos para a saúde bucal, uma clínica dentária 24 horas pode ser conveniente e prudente.

Assim a priorização do bem-estar e tratamentos poderão acontecer com conforto.

Saiba mais sobre o que é um dentista 24 horas, os principais motivos para procurar por esses profissionais, tratamentos oferecidos e especializações encontradas em estabelecimentos focados no atendimento de pacientes em tempo integral.

Explore de forma personalizada o texto utilizando os subtítulos abaixo, ou leia o conteúdo completo descendo a página.

  • O que é dentista 24 horas?
  • Quais os principais motivos pela procura de dentista 24 horas?
  • Quais os principais tratamentos oferecidos?
  • Quais tipos de especialistas são encontrados em uma clínica odontológica?
  • Como escolher uma boa clínica odontológica?

O que é dentista 24 horas?

Um dentista 24 horas pode ser considerado uma espécie de pronto-socorro, mas focando na saúde bucal.

Emergências não costumam surgir com um aviso prévio ou hora marcada. Logo, tratamentos para situações desagradáveis envolvendo dentes e outras estruturas faciais tratadas por profissionais da odontologia podem pedir por soluções imediatas.

Uma clínica odontológica 24 horas procura lidar com urgências de forma profissional e eficiente, oferecendo uma saída para dores insuportáveis e emergências. Isso é uma garantia de bem-estar, até mesmo em condições e momentos imprevisíveis do dia.

Outro ponto a ser ressaltado sobre uma clínica odontológica com atendimento 24 horas, é justamente o seu diferencial: o atendimento fora do horário comercial, isto é, entre as 9h e às 18h.

Esse é um ponto limitante em outros consultorio odontológico 24 horas, mas que auxilia em momentos emergenciais e também com consultas para quem não consegue encaixar a própria saúde entre essas nove horas diárias.

Essa disponibilidade em horários incomuns torna o atendimento emergencial muito mais acessível.

Tendo em mente que um pronto-socorro dificilmente irá contar com profissionais especializados em odontologia, um dentista 24 horas pode receber situações envolvendo dentes e pontes quebradas, fraturas e em eventualidades envolvendo os ossos faciais.

Como pontuado anteriormente, uma clínica 24 horas dentista permite que não sejam atendidas somente casualidades, mas também com maior conforto pessoas com horários fora do ciclo comum.

Independentemente se está sendo tratada uma circunstância de sofrimento intenso ou uma consulta regular, o dentista 24 horas estará a postos para receber pacientes diariamente e também no período noturno.

Quais os principais motivos pela procura de dentista 24 horas?

A saúde bucal pode fornecer indícios de outros problemas no corpo, mas ela por si já pede por tratamentos, acompanhamento e consultas periódicas.

A boca oferece uma visão privilegiada de como está o sistema cardiovascular, sistema digestório humano, podendo garantir que doenças ou irregularidades estomacais, esôfagas e no fígado.

Contudo, existem situações que pedem pela procura de um profissional de odontologia 24 horas:

Prevenção

Quando se discute a importância de consultas com clínica odontológica, a prevenção surge como o primeiro lugar.

Através de avaliações periódicas, com intuito preventivo, podem ser analisados, prevenindo diversos problemas que irão necessitar um dentista urgente, como: cáries, controle de placa bacteriana e outros problemas ligados aos dentes, boca e língua.

Procure sempre profissionais de confiança para manter uma avaliação constante, mensal ou bimestral, fazendo desnecessário um dentista de emergência.

Saúde física

Assim como mencionado anteriormente, profissionais da odontologia podem identificar diversos outros problemas de saúde através da região dos dentes, boca e língua.

Através dessa área, o organismo demonstra sinais de infecções, irregularidades, câncer ou outras doenças debilitantes, das quais afetam diretamente a integridade das dentições e das gengivas, por exemplo.

Outros exemplos são características como halitose e dores de cabeça que podem ser indícios para análise mais aprofundada de outros órgãos do corpo humano.

Autoestima

A aparência dos dentes e gengivas podem representar um baque na autoestima do paciente. A perda de dentições, afastamento da gengiva, mau hálito, amarelidão do sorriso, entre outras circunstâncias podem tornar mais difícil de amar o que se vê no espelho.

Um dentista 24 horas pode facilmente identificar os causadores desses problemas e oferecer boas soluções que tornam a vida, saúde bucal e psicológica muito melhores, por uma maior qualidade de vida.

Dor de dente

Existem diversas razões para os dentes doerem, seja por sensibilidade, cáries ou enfraquecimento. Tudo isso prejudica e gera incômodos persistentes que se tornam dores verdadeiramente terríveis.

Não necessariamente causado por problemas de higiene bucal, dores nos dentes é um problema comum entre milhões de pessoas, mas vale a pena verificar a verdadeira razão por trás, procurando tratamentos específicos, pois outros fatores podem incluir alcoolismo, tabagismo e ministração de remédios fortes.

Dores nos ossos do rosto

Outro ponto a ser explorado são as dores na mandíbula e maxilar - ossos do sistema mastigatório.

Apesar de ser um incômodo localizado, os fatores responsáveis devem ser investigados e isso pode ser feito com um dentista 24 horas. Alguns dos diagnósticos mais comuns costumam envolver bruxismo e disfunção temporomandibular;

Sensibilidade acentuada

A sensibilidade dos dentes se caracteriza como dores ou incômodos, e pode ser acentuada com através da ingestão de produtos gelados ou quentes.

Essa é uma situação comum, mas isso não significa que deva ser levada levianamente, pois a tendência é a piora do quadro.

Sempre procure auxílio com dentista 24 horas para um diagnóstico apropriado, pois a hipersensibilidade dentária pode ser gerada pela retração gengival, desgaste do esmalte dentário e diversos outros problemas.

Enfraquecimento dentário

O enfraquecimento dos dentes pode acontecer independentemente da idade, pois surge tanto em infantes quanto em adultos ou idosos.

Esse é um problema que pode ser resultado de outras questões de saúde, envolvendo o estômago, por exemplo. Por isso consultar com um profissional de odontologia é importante, encontrando a raiz do enfraquecimento e uma solução para as dores;

Outro problema a ser ressaltado é a perda de dentes, que pode ser evitada. Por isso, quando começar a notar problemas que tornem os dentes mais delicados ou moles, procurar um médico é a ação mais prudente.

Por esse motivo, essa é uma das maiores razões para a busca de profissionais da odontologia, pois através de uma avaliação ou exames é possível identificar a causa exata e bem como suas soluções.

Além da perda de dentes, um dentista 24 horas pode oferecer com maior propriedade tratamentos mais específicos, através de exames aprofundados.

Seja com avaliações prévias ou necessidade de análises no momento do primeiro contato, os profissionais estão sempre bem preparados e com materiais certos para diferentes necessidades a serem apresentadas por cada paciente.

Durante a gestação, além dos exames comuns no pré-natal, avaliações periódicas com o dentista 24 horas para acompanhamento de toda a saúde física da gestante.

Visto que a gravidez torna o organismo mais fragilizado e os hormônios criam diversas alterações. Tudo isso pode se refletir em problemas dentários também.

A saúde bucal deve estar em dia, para desta forma assegurar que as semanas passem sem dores no sistema mastigatório.

Uma das situações comuns na vida adulta são os problemas com o nascimento dos dentes do siso. Dependendo do espaço disponível para o crescimento, é necessário retirar os sisos antes que cresçam totalmente.

Há pessoas que sofrem com o nascimento torto desses dentes, por isso sentem dores insuportáveis em toda a arcada dentária e devem passar pela cirurgia de retirada com um dentista 24 horas.

Curiosamente, algumas pessoas já nascem sem a presença dos sisos na arcada dentária. De toda forma, pedir e realizar exames para análise da presença ou não destes dentes é importante.

Independentemente dos sintomas, problemas dentários são uma questão pessoal e de saúde pública.

Mesmo que não apresente qualquer um dos problemas mencionados anteriormente, mas sinta que precisa de auxílio com a saúde odontológica, procure um dentista 24 horas e faça uma avaliação sem se preocupar com o horário.

Lembre-se: sua saúde e conforto devem ser sempre a prioridade número 1. Preze por um organismo e uma vida saudável.

Quais os principais tratamentos oferecidos?

Quem procura um dentista pode estar atrás de avaliações médicas, mas também de tratamentos mais apropriados para determinados problemas ligados às dentições, limpeza, entre outros.

Por isso é importante ressaltar que um dentista 24h possui em seu escopo diversas especialidades e possibilidades para tratar e realizar procedimentos nas mais variadas circunstâncias e necessidades.

Confira abaixo alguns dos principais tratamentos oferecidos por um dentista 24 horas:

  • Restaurações;
  • Aplicação de flúor nos dentes;
  • Tratamento de canal;
  • Tratamento para bruxismo através da criação de placas de acrílico sob medida;
  • Cirurgias de menor intensidade;
  • Aplicação de selante;
  • Manutenção de aparelho fixo (braquetes descolados, manutenção do fio metálico);
  • Produção ou manutenção de aparelho móvel;
  • Produção e aplicação de prótese removível (retirada para higienização);
  • Encaixe ou fixação de próteses fixas através de implantes ou dentes naturais não removíveis;
  • Clareamento dentário;

Esses são somente exemplos pontuais de tratamentos, pois cada clínica dentista 24 horas pode oferecer diferentes serviços. Para se certificar, entre em contato para marcar consultas e conferir se sua necessidade poderá ser coberta pelo atendimento.

Quais tipos de especialistas são encontrados em uma clínica odontológica?

Clínicas odontológicas comuns e/ou um dentista urgência 24 horas podem oferecer uma infinidade de especializações, todas dentro do mesmo ambiente, pois profissionais formados podem se especializar em mais de uma área.

Mas também há locais que investem em dentistas numa amplitude de segmentos da própria odontologia, seja clínico ou estético.

Os principais tipos de profissionais em clínicas odontológicas 24 horas são:

Clínico especializado em operações gerais

Quando se fala de clínica geral, dentro da odontologia, nos referimos a uma área muito ampla de procedimentos.

Os profissionais costumam atuar na área de saúde geral, isto é, tratando de doenças em geral, mas com especialização correlata à odontologia.

Esse segmento realiza tratamentos simples, incluindo consultas periódicas, limpeza, remoção de tártaro e procedimentos não cirúrgicos.

Ortodontia

A ortodontia atua com a especialização na área da odontologia responsável por pesquisas. Profissionais ortodônticos lidam com a prevenção e análise de novos tratamentos para pacientes com problemas de crescimento, desenvolvimento e maturidade da área facial.

Eles também podem trabalhar com arcos dentários e da oclusão, cuidando do sorriso e da saúde bucal para todos que procuram, independentemente do problema.

Odontopediatria e odontogeriatria

O segmento de especialização em odontopediatria lida com os cuidados na saúde odontológica dos bebês, crianças e adolescentes, ou seja, as faixas etárias nas quais os dentes estão em constantes mudanças e podem pedir por intervenções não cirúrgicas.

Recomenda-se que as primeiras consultas aconteçam logo cedo, quando começam a nascer os primeiros dentes.

O profissional de odontologia oferece informações e orientações para uma limpeza eficiente, selecionando alimentos adequados e acessórios para higienização para cada nova fase. Isso torna o crescimento dentário mais saudável.

Enquanto a odontogeriatria lida com a saúde bucal de pacientes mais idosos, da terceira idade. Essa faixa etária pede cuidados específicos por conta do processo de fragilização dos dentes, provocado pelo processo de envelhecimento.

A ciência e medicina atual permitem que a arcada dentária continue saudável por mais tempo, logo acompanhamento e consultas periódicas podem auxiliar numa vida mais saudável.

Endodontia

A endodontia é o segmento responsável pela análise das condições e estudos da polpa dentária, isto é, os sistemas relacionados aos canais radiculares e dos tecidos periapicais do dente.

Através do profundo entendimento de todos estes sistemas, o profissional da odontologia passa a tratar de trincas, fraturas, cáries profundas (que chegaram e passaram da raiz) e sensibilidade severa. Ele lida principalmente com a parte óssea.

Implantodontia e prótese dentária

A implantodontia lida com uma questão importante para a funcionalidade na hora da mastigação: os implantes dentários.

Para quem, por qualquer razão, perdeu parte dos dentes naturais e procura por implantes, profissionais da odontologia especializados em implantodontia são designados para auxiliarem, criando moldes e substituindo cada dentição perdida por pontes e outros aparatos envolvendo os implantes.

Os implantes podem também ser substituídos por próteses dentárias. Essas próteses são responsáveis por melhorar o desempenho na hora da mastigação, sem necessariamente envolver intervenções cirúrgicas.

Já as populares dentaduras fazem parte do ramo de próteses dentárias.

Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial

Profissionais especializados em traumatologia e intervenções cirúrgicas na região buco-maxilo-facial, são os responsáveis por diagnosticar e fornecer tratamentos para traumatismo, doenças e anomalias congênitas dos ossos e dentições.

Periodontia

Profissionais da periodontia são de suma importância no ramo de dentista 24 horas, pois estudam e fornecem prevenção ou tratamento para problemas ligados aos tecidos e estruturas próximas aos dentes, tal como a gengiva e ossos.

Costumam tratar com eficiência gengivites e periodontite, das quais se não forem tratadas adequadamente podem gerar a perda total de todas as dentições, necessitando de dentista de urgência

Dentística

Lidando mais com a estética dentária, profissionais especializados em dentística atuam oferecendo clareamentos, uso de resina, lentes de contato aplicada por dentes mais simétricos e brancos, além de restaurações e procedimentos menos invasivos. Tudo por um sorriso mais bonito.

Todas as especializações mencionadas podem ser fornecidas por um dentista emergência 24 horas. Entre em contato e marque sua consulta.

Como escolher uma boa clínica odontológica?

Sabendo de todas as especialidades e serviços disponibilizados por uma clínica odontológica 24 horas, o próximo passo é entender como selecionar os melhores estabelecimentos para assegurar que tudo mencionado anteriormente será cumprido por profissionais competentes.

Afinal, a seleção dos melhores locais também pode ser considerada parte da responsabilidade de cada um com a própria saúde bucal.

Essa área delicada e de suma importância para o bom funcionamento de outros sistemas do corpo - inclusive capaz de demonstrar problemas em diferentes órgãos.

Alguns dos critérios a serem levados em consideração ao selecionar uma clínica odontológica com dentista 24 horas devem incluir:

Especializações e experiências declaradas pelos profissionais

Todos que trabalham para a área da saúde devem apresentar credenciais e formações coincidentes aos serviços desempenhados.

Não somente por uma questão de etiqueta profissional, mas para mais informações em relação às renovações de licenças e nível de instrução.

Analisando as licenças declaradas, pode-se questionar sobre tempo de experiência. Desta forma, pode-se assegurar o conforto ao permitir que o profissional realize os procedimentos necessários.

É prudente pedir por consultas avaliativas para conversar com o dentista 24 horas, tirando dúvidas sobre as próprias condições, diagnósticos e compreender, de fato, quem é o profissional por trás da máscara cirúrgica.

Procure por avaliações de pacientes e críticas à clínica

Através da análise de críticas feitas por outros pacientes, é possível identificar a qualidade dos serviços oferecidos pela clínica.

Esse é um dos critérios primordiais para encontrar um dentista 24 horas de confiança, isto é, feedbacks anteriores e as famosas recomendações através de conversas.

Sua experiência pessoal é valiosa, por isso sempre contar sobre ela pode auxiliar outras pessoas a procurarem bons serviços.

Tecnologia disponibilizada

Todo o segmento médico conta com atualizações e aprimoramento de tecnologias. Assim os procedimentos se tornam cada vez mais confortáveis e menos invasivos para os pacientes.

Lidando diretamente com tecnologias atualizadas, pode ser considerado senso-comum colocar como um dos critérios principais a seleção de clínicas responsáveis por investir de forma constante nesse aprimoramento dos equipamentos.

A clínica com dentista 24 horas precisa fornecer serviços bons e seguros, para, desta forma, fidelizar clientes antigos e conquistar novos.

Custo-benefício em relação aos tratamentos

Apesar de atender em horários considerados incomuns, um estabelecimento com dentistas 24 horas precisa priorizar a cobrança justa para tratamentos e exames.

Por sua vez, o paciente deve sempre escolher a clínica pesando de acordo com seu orçamento e procurando um equilíbrio no custo-benefício, pois existem tratamentos e procedimentos com preços ideais.

Caso necessário, se consulte com outros profissionais para ter em mãos mais de um orçamento, realizando comparações de preços e levando em consideração confiança no dentista e em seus serviços.

Preço e qualidade precisam se aliar para constituir um bom custo-benefício.

Para conseguir aliar todas as informações e critérios para conseguir uma clínica ideal, fale com especialistas na análise e seleção de bons estabelecimentos.

Empresas voltadas a encontrar soluções e opções de hospitais e consultórios auxiliam a condensar essas informações e encontrar a clínica de dentista 24 horas com benefícios e especialistas que melhor se encaixem nas necessidades do paciente


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende Dentista 24 horas:



Encontre os melhores dentistas da sua região agora mesmo!

Assim que inserir sua localidade, vamos te mostrar uma lista com os dentistas próximos a sua região.

Informações