aparelho ortodôntico removível

Aparelho ortodôntico removível

O tratamento ortodôntico, de modo geral, consiste em um dos processos mais realizados em consultório dentário; afinal, todo mundo conhece ao menos uma pessoa que usa ou já usou aparelho, não é mesmo?

Pois bem, por conta da popularidade desse tratamento, ele vem ganhando cada vez mais novos adeptos e, consequentemente, aparelhos mais inovadores, tanto que agradam diversos gostos e preferências, quanto que podem ser usados em diversas fases do tratamento, como é o caso do aparelho ortodôntico removível.

Entenda para que serve o aparelho ortodôntico removível

De modo geral, o aparelho ortodôntico removível, também chamado de aparelho móvel, consiste no modelo de aparelho que visa “gravar” no organismo o novo formato dos dentes, evitando que a arcada dentária volte ao que era e entorte novamente.

Nesse sentido, o nosso organismo tem registrado cada característica do corpo, então, não basta usar aparelho fixo, pois ele só tem a função de corrigir. Depois que os dentes estão corretos, o paciente passa a usar o aparelho móvel, que evita a movimentação equivocada dos dentes até que a arcada dentária esteja adepta aquele novo formato.

O aparelho ortodôntico removível é confeccionado a partir da retirada das medidas da arcada dentária do paciente. Há duas partes principais, uma feita de ferro que se encaixa nos dentes e outra feita de acrílico, que fica em contato com o céu da boca.

Utilizar o aparelho móvel possibilita uma série de benefícios, como:

  • Evita que os dentes voltem a entortar;

  • O aparelho pode ser utilizado apenas algumas horas no dia, o que já não prejudica mais a estética do sorriso do paciente;

  • O aparelho possui fácil higienização;

  • O aparelho não precisa de manutenção com a mesma frequência que o fixo.

Principais cuidados com o aparelho ortodôntico removível

É de suma importância que o paciente tome alguns cuidados para não danificar o aparelho ortodôntico removível. O principal deles é manter o aparelho guardado quando não utilizado, evitando bactérias e quedas. Além disso, é indicado tirar o aparelho sempre que for comer algo, evitando quebras. Como também, é essencial realizar a devida higienização, garantindo um tratamento mais seguro.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico removível:



Informações