prótese ortodôntica

A funcionalidade da prótese ortodôntica

Tanto as coroas como uma prótese ortodôntica fixa são cimentadas no dente ao contrário dos recursos móveis, como as dentaduras e próteses parciais removíveis, que podem ser retiradas e lavadas todos os dias. As coroas e os tipos de prótese ortodôntica fixas por serem definitivamente fixadas nos dentes existentes, ou em implantes, só podem ser removidas pelo dentista por meio de uma cirurgia.

Popularmente conhecida como “ponte” ou “coroa”, a prótese ortodôntica é indicada, de modo geral, para pessoas que perderam um dente natural, ou quando ele nem chegou a nascer, e que dispõem de pelo menos dois elementos dentários que possam ser utilizados como base (um posterior e um anterior) ao local em que a prótese será fixada.

Como é confeccionada a prótese ortodôntica?

As próteses ortodônticas são tradicionalmente confeccionadas em metal com porcelana e passam constantemente por uma grande evolução tecnológica. Com a descoberta de novos materiais estéticos, em alguns casos particulares, é possível confeccioná-las com estruturas não metálicas, como é o caso da zircônia, por exemplo.

Sua durabilidade está ligada diretamente à técnica adequada de confecção, mas depende também de maneira significativa dos hábitos de higiene do paciente, que depois do implante será o único responsável por ela. Ou seja, a limpeza deve ser criteriosa e precisa alcançar a estrutura do suporte de maneira completa, para que restos de comida não se acumulem na região.

A prótese ortodôntica pode ser considerada:

  • um elemento altamente seguro e duradouro;
  • atende à pessoas de todas as idades;
  • só pode ser implantada por um profissional especializado.

E quanto a prótese ortodôntica flexível?

As próteses ortodônticas flexíveis são usadas principalmente como alternativas às próteses parciais removíveis e produzidas em resina flexível, o que exclui a necessidade da utilização de grampos e/ou estruturas presentes nas próteses tradicionais. O objetivo é que esse tipo de material ofereça como resultado a aparência mais natural possível, de modo que a prótese ortodôntica se assemelhe aos dentes naturais. A escolha dessa modalidade é mais comum para idosos, como a prótese provisória em casos que envolvem reabilitação, ou mantenedores de espaço entre dentes naturais.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese ortodôntica:



Informações