Indicações e uso de lentes de porcelana dental
Um tratamento estético que está se popularizando bastante entre os brasileiros é a colocação de lentes de porcelana dental. As lentes dentais são películas com espessura de poucos milímetros que são colocadas na região frontal dos dentes de forma a exibir um sorriso branquinho e bonito.
Muita gente está recorrendo a lentes de porcelana dental para deixar os dentes amarelos no passado, visto que isso é visto por muitas pessoas como sinal de má higiene.
Entretanto, o amarelamento dos dentes é um processo natural de desgaste do esmalte, que pode ser acelerado pelo consumo de substâncias como refrigerante e café.
Outra questão que ajudou a popularizar o uso de lentes de porcelana dental foi que muitas celebridades aderiram ao tratamento, sempre divulgando em seus perfis em redes sociais, o que gerou bastante interesse.
Procedimento e cuidados com lentes de porcelana dental
A colocação de lentes de porcelana dental é um tratamento meramente estético, e que em pouco influencia na saúde bucal de uma pessoa. Ela é recomendada para corrigir problemas que não possam ser tratados com recomendações e higiene tais como:
- Dentes trincados;
- Dentes deformados;
- Dentes manchados;
- Dentes muito espaçados entre si.
Antes de submeter qualquer paciente a um tratamento para colocação de lentes de porcelana dental, um dentista deve verificar a condição dos dentes da pessoa, visto que as lentes não podem ser colocadas caso o paciente apresente algum problema como cárie ou tártaro.Nesse caso, uma limpeza é feita antes do procedimento.
As lentes de porcelana dental são fixadas após raspagem da superfície do esmalte dental, de forma que se acomodem perfeitamente em cada dente e mantenham a espessura original dos dentes. Cada lente é feita sob medida para cada dente, não existindo modelos universais.
Cuidando das lentes e dos dentes
Para que suas lentes de porcelana dental durem muitos anos, valem os mesmos cuidados básicos exigidos para qualquer um como escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental diariamente.
Além disso, é muito recomendado manter a frequência de uma visita ao consultório do dentista a cada seis meses, visto que o contato com o profissional ajuda na adaptação às lentes e previne eventuais problemas.