cirurgia para tirar dente do siso

Informações importantes sobre a cirurgia para tirar dente do siso

A cirurgia para tirar dente do siso deve ser feita apenas quando os dentes terceiros molares não nasceram adequadamente na boca. Ou seja, caso o dente já tenha nascido mas não compromete a arcada dentária, ele funciona como os demais dentes do fundo, no ciclo final da mastigação, e sendo assim não precisa ser retirado.

A indicação de retirada do siso se relaciona a:

  • Incapacidade da higiene adequada dos dentes do siso por falta de acesso com escovas e fio dental;
  • Pressão ou afastamento nos dentes vizinhos que acaba gerando riscos de traumas e/ou perdas do alinhamento harmônico dos dentes;
  • Alteração na normalidade da mordida e da fala causada pela presença dos sisos;
  • Dentes inclusos: que não conseguem "nascer" por conta da falta de espaço ou pela má posição dentro dos maxilares;
  • Sisos comprometidos por infecção recorrente, como cárie profunda ou doença periodontal de tratamento complexo.

Contraindicações da cirurgia para tirar dente do siso

Não há contraindicações muito rígidas com relação à extração do siso. Porém, pacientes que estejam com a saúde bucal comprometida ou inflamações no local, por exemplo, precisam considerar adiar a cirurgia para tirar dente do siso. Dependendo da indicação do médico responsável, o paciente também pode optar por outros tratamentos que não a extração do siso para resolver o problema.

Além disso, mulheres em fase de gestação ou pessoas que acabaram de passar por outro tipo de procedimento cirúrgico também precisam adiar a extração dos sisos até que seu quadro esteja completamente neutro.

Os pré requisitos da cirurgia para tirar dente do siso

Também não existem grandes pré requisitos para incluir ou retirar uma pessoa da indicação de cirurgia para tirar dente do siso. Porém, a fase ideal para a extração dos sisos é entre os 16 e 18 anos, quando se originam as primeiras raízes dentárias e o dente ainda não nasceu. Isso acontece porque nessa faixa etária a formação das raízes dos dentes do siso ainda não está completa, tornando a cirurgia para tirar dente do siso mais simples, prática e com um melhor prognóstico.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia para tirar dente do siso:



Informações