especialista em implante dentário

O que faz um especialista em implante dentário?

O especialista em implante dentário é indicado quando o paciente passou pela perda de um ou mais dentes, ou quando esse dente não possui mais chances de ser recuperado, ocasionando na extração. O implante dentário é um cilindro de titânio colocado dentro do osso e abaixo da gengiva. Ele possui a mesma função que a raiz do dente.

Para que seja possível receber o implante, é necessário que o paciente possua uma gengiva saudável, e ossos adequados para sustentá-lo. É necessário que a estrutura seja mantida sempre limpa e saudável. A partir disso, uma higiene bucal meticulosa e a frequente consulta com o dentista para limpezas e procedimentos necessários são sempre tarefas recomendadas.

Tipos de implantes feitos pelo especialista em implante dentário

Segue abaixo uma listagem com alguns tipos de implantes dentários existentes.

  • Implantes dentários convencionais;
  • Implante com Prótese Overdenture;
  • Implantes curtos;
  • Implante zigomático.

Os implantes dentários convencionais são os mais utilizados em pacientes com condições ósseas consideradas normais ou suficientes. O implante com prótese Overdenture possui a vantagem do preço, pois é usado uma quantidade menor de implantes. Ele funciona, basicamente, como uma dentadura fixa por meio de uma barra que liga os pinos à prótese. Os implantes curtos são colocados em locais que possuem pouca profundidade óssea, ou quando não é considerada a possibilidade de se recorrer a enxertos, ou substitutos ósseos para compensar a limitação.

Já o implante zigomático é fixado no osso zigomático ou malar (maçã do rosto). Por esse motivo, ele é utilizado apenas no maxilar superior. Ele é indicado para pacientes que possuem perda ou reabsorção óssea muito extensa e avançada, o que torna impossível a colocação de outro tipo de implantes na estrutura óssea normal do maxilar. É importante ressaltar que a longevidade do implante dependerá da higiene bucal que o paciente possuir depois. Ela será o fator determinante do sucesso obtido.

Dicas

Ao passar pelo tratamento de implante, o especialista em implante dentário passa algumas recomendações aos pacientes. Praticar uma boa higiene bucal é a principal delas, mas parar de fumar também é outra importante. O fumo pode enfraquecer a estrutura óssea contribuindo para falhas no implante. Evitar mastigar alimentos duros, como gelo ou doces duros, ajuda a não quebrar a coroa e os dentes naturais. Porém, é sempre necessário consultar o dentista corriqueiramente para checapes e limpezas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende especialista em implante dentário:



Informações