cárie dentária

O paciente odontológico com cárie dentária

Em função da dificuldade em alcançar todos os locais da boca para poder realizar uma limpeza completa de forma adequada, é comum que se acumule resíduos alimentares entre os dentes ou nessas regiões aonde a escova não consegue alcançar. Essa característica pode desencadear um processo de formação de cárie dentária. Trata-se do desgaste do dente causado pelo excesso de placas bacterianas que se formaram em decorrência dos restos de comida.

O tratamento desse tipo de problema é feito para recuperar o dente atingido sempre que ele ainda tiver suas funções preservadas e, assim, evitar que a cárie dentária alcance um estágio mais grave. O profissional responsável pelos cuidados com esse paciente busca restaurar as condições originais do aparelho bucal para evitar uma situação na qual o dente precise ser extraído, o que vai ocorrer apenas nos casos extremos.

A importância do tratamento da cárie dentária

Problemas como cárie dentária são prejudiciais para a constituição do dente, com o passar do tempo o quadro clínico se tornará cada vez mais grave podendo levar a infecções e uma piora da situação. O tratamento é extremamente importante não apenas para aliviar a dor causada no paciente, mas também para resolver o problema e interromper progresso dessa situação que pode ficar muito séria se atingir o dente mais profundamente alcançando o nervo e sua raiz. Quem realiza esse tipo de tratamento é o endodontista, responsável por cuidar da parte interna do dente: polpa e raiz.

A cárie dentária não é um problema que causa apenas dor ao paciente, mas também é um risco para a saúde bucal porque se não receber tratamento a tempo pode evolui para quadro de infecção e afeta a funcionalidade dos dentes. É importante evitar isso através de métodos como:

  • Procedimentos de higienização;
  • Alimentação saudável sem excesso de doces;
  • Uso correto de escova de dentes e fio dental;
  • Consultas regulares para acompanhar a situação da saúde bucal.

Embora o paciente odontológico siga todas as recomendações profissionais e faça a higienização bucal do jeito adequado, é essencial manter uma rotina regular e frequente de consultas a um profissional especializado. O acompanhamento clínico ajuda o profissional a avaliar a situação da região bucal do paciente e tratar qualquer caso fora do esperado antes que se possa se tornar um problema como a ocorrência de uma cárie dentária por exemplo.

Serviços profissionais de qualidade para os pacientes

A odontologia é um setor da área da saúde responsável por tratar da região bucal, isso significa os dentes e a gengiva. Esse ramo da saúde se dividiu em várias especialidades para fornecer um atendimento mais completo aos pacientes odontológicos. Cada uma dessas especializações oferece serviços de qualidade diferenciados de acordo com as necessidades de cada pessoa. Isso garante uma ótima condição para a saúde bucal de todos os pacientes e uma excelente qualidade de vida com conforto e bem-estar.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cárie dentária:



Informações