clareamento dentário

Clareamento dentário

O cuidado e atenção com a imagem incluem a estética da boca e dos dentes, a busca por dentes brancos tem aumentado consideravelmente. Ainda que não existam estudos formais em relação ao tema, é irrefutável o crescimento considerável da busca por clareamento dentário.

Um sorriso que demonstre harmonia, a partir de dentes brancos e bem alinhados, tornou-se o objetivo de muitas pessoas, alterando de forma radical a questão prioritária passada, que se restringia somente cuidado da saúde oral. Vale ressaltar que embora aparentemente o clareamento seja um procedimento simples, este não trata-se apenas de um critério estético e requer muito cuidado.

Clareamento dentário de consultório

Quanto ao do consultório, o manejo é realizado de forma exclusiva pelo dentista, que faz uso de elementos como o peróxido de hidrogênio, que se destaca por ter uma potência 3x maior que o peróxido de carbamida usado em técnicas caseiras com ou sem o laser ou a ativação da luz.

É possível notar a diferença entre uma e duas primeiras seções do clareamento, que tem duração em média de uma hora. Nessas situações, a gengiva precisa de isolamento, porque o elemento que é usado para o clareamento pode provocar irritação nas mucosas da boca.

Clareamento dentário feito em casa

Já, em relação ao clareamento que é feito em casa, o dentista faz a confecção de uma moldeira de acordo com a boca do paciente, fornecendo o gel com a concentração adequada para a situação e, faz o monitoramento semanal evolutivo.

A manutenção e o uso são realizados em casa, inclusive ao longo do sono noturno. O resultado aparece entre 3 ou 4 semanas do procedimento. Concentrações diferenciadas do peróxido de carbamida, com maior utilidade na técnica feita em casa, variam de 10% a 22%.

Contudo, o tom de clareamento do dente varia de paciente para paciente, porém sempre resulta em dentes mais claros do que o tom que o dente estava e isso ocorre em virtude de que o esmalte dental é caracterizado como translúcido, porém a dentina possui o seu matiz próprio, que de modo geral tem variação do tom amarelado até o alaranjado.

Vantagens do clareamento dentário caseiro, são:

  • Melhoria estética;
  • Sensação de rejuvenescimento;
  • Melhora da autoestima e confiança.
  • Menos sensibilidade.

O auxílio e recomendação de cirurgiões-dentistas é extremamente importante para o processo. Apenas este profissional é apto para orientar em relação a concentração adequada do elemento, o tempo de frequência, o modo correto para a aplicação do gel, por exemplo e, o nível possível para o clareamento dentário.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende clareamento dentário:



Informações