cirurgia bucal

O procedimento de cirurgia bucal

A ortodontia é uma das especialidades nas quais a odontologia se dividiu com o objetivo de atender os pacientes de forma mais completa com serviços direcionados as suas necessidades clínicas. Com o tempo os procedimentos e serviços oferecidos por essa especialização se tornaram cada vez mais modernos e atualmente é possível restaurar a condição estética do paciente odontológico recuperando características que ele perdeu ou até mesmo funções básicas importantes atingidas por algum acidente. A cirurgia bucal corrige falhas na cavidade da boca, normalmente causadas por lesões ou doenças. Com a possibilidade de recuperar a condição estética do seu sorriso, o paciente recupera também sua autoestima.

Quando realizar uma cirurgia bucal

Somente um profissional especializado pode dizer o momento ideal de realizar uma cirurgia bucal de acordo com as necessidades do paciente odontológico. É importante que o paciente procure ajuda profissional para identificar se o seu problema necessita desse tipo de solução, muitas vezes trata-se de um caso que se resolver apenas com o uso de aparelho ortodôntico e não precisa de algo tão invasivo. Dentes desalinhados, tortos ou desnivelados por exemplo podem ser corrigidos com o uso de aparelhos, já problemas de lesão, fratura, doenças, entre outros precisam de uma cirurgia bucal, o especialista vai avaliar o paciente e indicar a melhor forma de seguir com o tratamento.

Embora o paciente odontológico tenha a possibilidade de corrigir falhas através de uma cirurgia bucal, esse procedimento é muito invasivo e não é recomendado para qualquer situação. É indicado, por exemplo, para casos como:

  • Acidentes;
  • Lesões;
  • Doenças;
  • Má formação óssea.

Quando o paciente odontológico possui dentes desalinhados, desnivelados, tortos ou com outros problemas menos graves, é indicados que corrija utilizando algum modelo de aparelho ortodôntico. Em caso de dúvida um profissional especializado pode indicar a melhor forma de cuidar e tratar do problema de um jeito adequado. Porém a preferência é por resolver pelo método menos invasivo possível.

Especialidades odontológicas para tratar dos pacientes

Os pacientes odontológicos contam com vários serviços desenvolvidos por diversas especialidades nas quais o setor da odontologia se dividiu com o objetivo de fornecer um atendimento mais completo para as pessoas. Essas divisões criaram uma assistência direcionada em função das necessidades e demandas clínicas de cada um proporcionando uma ótima condição para a saúde bucal.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia bucal:



Informações