facetas de porcelana

Facetas de porcelana podem combater bruxismo

Os desgastes que acometem os dentes em função do bruxismo nem sempre estão relacionados a sintomas de dor ou à limitação na hora da abertura da boca. Sem apresentar sintomas, a evolução do bruxismo pode ser lenta e contínua e causar desgastes no dente por anos, levando muitas pessoas a sequer procurarem um dentista de modo a combaterem esse problema.

As facetas de porcelana podem ser a solução para as alterações profundas na forma dos dentes em razão do bruxismo. As restaurações com resinas ou facetas de porcelana podem não ser mais indicadas ao tratamento quando o grau de destruição dos dentes é avançado.

Desafios no tratamento

O paciente que busca fazer um tratamento com facetas de porcelana traz aos dentista um desafio maior quando possui grau avançado de bruxismo, pois a força de sua mordida é muito intensa (de 5 a 6 vezes superiores às mordidas normais). Os tipos de bruxismo são diversos:

  • Bruxismo noturno;
  • Bruxismo leve;
  • Bruxismo moderado;
  • Bruxismo severo.

Fazendo a restauração

As restaurações com resina composta são uma opção prática e de baixo orçamento para que os dentistas consigam fazer a recuperação dos dentes afetados pelo bruxismo. Esse tipo de material antes era evitado nos casos das restaurações, mas hoje ele já possui a resistência necessária para ser utilizado em dentes molares e nos pré-molares, abrindo mão assim do uso de restaurações metálicas.

O uso de facetas de porcelana também é útil para pacientes que busquem um tratamento odontológico e estético de uma maneira mais ampla, podendo corrigir espaçamentos disformes de dentes, ou então reverter casos de amarelamento ou escurecimento do dente em função de maus hábitos. A estética odontológica também se dispõe de uma série de outros procedimentos que deixam o sorriso mais bonito e convidativo.

Após o colocamento de facetas de porcelana, cabe ao paciente manter hábitos saudáveis, como evitar o tabagismo e o consumo exagerado de cafés, chás ou vinhos tintos, por exemplo, bem como manter a escovação e o uso do fio dental. Outra maneira eficaz de ter certeza que o tratamento durará até mais de 10 anos é fazer visitas regulares a um dentista.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende facetas de porcelana:



Informações