aparelho lingual

Aparelho lingual

As operações odontológicas podem ser feitas externa ou internamente. Em termos de aparelhos dentários, as intervenções são geralmente externas, com aparelhos construídos a partir de moldes retirados do paciente pelo lado de fora da boca e com sistemas de ajuste também externos.

Mas existem aparelhos internos, que não precisam desse tipo de ajuste, que não aparecem para o público, e que devem ser ajustados internamente. Esses aparelhos são os chamados linguais, ou seja, aparelhos linguais. Criados no Japão no final da década de 50, como forma de corrigir problemas dentários em lutadores, com maxilas afundadas, os aparelhos linguais estenderam-se em seguida para o mundo.

Um aparelho lingual era construído por meio de cálculos feitos á mão e que davam origem a estruturas metálicas internas que ficavam por dentro da boca, segurando os dentes por meio de esforços internos. Hoje, um aparelho lingual é fabricado por empresas especializadas, a partir de exames radiológicos completos, em que os dentes são escaneados e verificados os passos para corrigir sua posição. Esse tipo de serviço é feito por meio de computadores, e a fabricação do aparelho é feita de forma individual, cada um para cada caso. Não existem fabricantes brasileiros, tudo deve ser encomendado ao exterior.

O aparelho lingual é difícil de projetar?

O preço dos aparelho lingual leva em conta o trabalho de fabricação, é certo, mas, mais que ele, o trabalho de diagnóstico e criação dos modelos computadorizados para o produto. Esse tipo de trabalho depende de especialização, e cada clínica tem sua expertise nisso. Por isso, é preciso contratar o serviço somente de profissionais muito bons.

  • O aparelho lingual é bastante bonito, mas como não aparece seu formato é indicado para a operação própria a ele;
  • O aparelho lingual oferece diversas possibilidades, e elas dependerão dos diagnósticos dos profissionais;
  • O aparelho lingual não é um produto de prateleira, cada projeto é especial;
  • O aparelho lingual é bastante resistente a choques e em poucos dias não dificulta mais operações como fala e alimentação.

O aparelho lingual é caro?

O aparelho lingual é um dos mais caros existentes. Ele pode responder por quase três vezes um aparelho fixo transparente ou até mais, a depender da clínica. Por isso, ele deve ser bem estipulado, verificando-se se ele é mesmo o mais indicado. Note-se que por não aparecer ele pode ser considerado um aparelho estético.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho lingual:



Informações