cirurgia odontológica

Cirurgia odontológica

A segurança do paciente é levada muito a sério por toda equipe. Por isso, é empregado um rigoroso processo de biossegurança em todos os procedimentos realizados em um consultório odontológico, tanto em consultas de rotina quanto em caso de cirurgia odontológica simples ou mais complexas.

Consultórios odontológicos são propícios à circulação e proliferação de diversos tipos de microrganismos e, por isso, manter procedimentos de segurança garantem que a equipe de trabalho e os pacientes estejam seguros por meio da higienização correta e constante.

De acordo com a ABO (Associação Brasileira de Odontologia), a Biossegurança ocupa um papel fundamental na formação e atualização do profissional da Odontologia. Sob esse enfoque, torna-se importante incorporar rotinas, normas, procedimentos de esterilização e desinfecção, além dos cuidados com o meio ambiente pelo gerenciamento dos resíduos de saúde.

Cuidados essenciais para uma cirurgia odontológica

A Associação Brasileira de Odontologia destaca que é preciso ter alguns cuidados importantíssimos que devem ser mantidos em um consultório odontológico, tanto para uma consulta de rotina quanto para a realização de uma cirurgia odontológica. Procedimentos esses que são de total importância para a saúde do paciente. Cuidados como:

  • Cadeiras, equipamentos e pontas devem ser limpos após cada paciente com álcool 70% e protegidos com barreiras de proteção física;
  • Bancadas e demais equipamentos devem ser limpos após o uso;
  • Limpezas terminais pelo menos uma vez por semana (janelas, portas, lavagem de pisos e paredes);
  • Sala de atendimento, sala de esterilização, banheiros devem ser limpos diariamente;
  • Produtos e materiais utilizados para limpeza e desinfecção com registro no Ministério da Saúde ou isenção do mesmo, dentro da validade. As almotolias (equipamentos utilizados para aplicação de líquidos diversos) devem ser identificadas com nome do produto e data de validade (de acordo com a indicação do fabricante do produto);
  • O profissional deve fazer uso de máscara, luvas de procedimento, luvas de borracha, gorro, óculos de proteção, avental.

Cuidados com o pós-operatório após uma cirurgia odontológica

Embora os procedimentos dessa especialidade sejam bem mais simples do que outros realizados que necessitam de internação hospitalar, o paciente ainda precisa tomar as devidas precauções durante o período pós-operatório. Afinal de contas, uma cirurgia odontológica, por menor que seja, sempre oferece riscos de infecção. E, se o paciente não segue as orientações do dentista, pode haver complicações no período pós-operatório.

Vale lembrar que a cirurgia oral menor é uma especialidade odontológica como outra qualquer e também exige profissionais capacitados. Por isso, ao escolher um dentista, certifique-se de que ele tenha formação e habilidade técnica para realizar o procedimento.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia odontológica:



Informações