dentista especialista em prótese

Dentista especialista em prótese é necessário

Ficar sem um ou mais dentes na boca é uma situação horrível e constrangedora para todos: mesmo as crianças, quando trocam dentes de leite pelos permanentes, sentem vergonha de ficar temporariamente com aquele pequeno buraco no dente. Para os adultos, é ainda mais desagradável, o que leva pacientes a buscarem um dentista especialista em prótese quando surge a necessidade de reparar um dente ausente, tendo caído ou sido removido por má higiene bucal, em decorrência de doenças odontológicas ou até de acidentes ou traumas.

Os avanços da odontologia

Pode-se afirmar que o uso de próteses para substituir a ausência dos dentes é uma solução antiga na história da odontologia. Existem relatos de povos antigos como romanos e fenícios que já produziam e utilizavam essa técnica em séculos antes de Cristo.

Historiadores e pesquisadores garantem que povos antigos já usavam processos rudimentares de prótese fixa odontológica, mas felizmente a medicina dentária vem avançando cada dia mais, permitindo que o dentista especialista em prótese seja um agente fundamental na autoestima e na vida do paciente que por alguma razão ficou temporariamente sem dentes na boca.

Os tipos de prótese existentes

Como a odontologia é uma área do conhecimento complexa e em grande e constante expansão, é sabido que cada caso clínico de cada paciente pode se diferenciar em um ou outro aspecto, permitindo então que os especialistas e estudiosos da área odontológica façam descobertas constantes de novos modelos que aperfeiçoem o sorriso dos pacientes.

Existem, então, vários tipos de prótese que podem ser utilizadas pelo dentista especialista em prótese:

  • Prótese total removível;
  • Prótese parcial removível;
  • Prótese parcial fixa;
  • Prótese flexível;
  • Prótese sobre implantes.

O dentista especialista em prótese é necessário no processo de adaptação do paciente após a colocação da prótese em substituição ao dente ausente, em qualquer que seja o caso.

Assim como um dente natural que precisa ser escovado e higienizado diariamente, a prótese fixa também precisa de cuidados. redobrados com a saúde e higiene bucal.Na escovação, além do uso das escovas tradicionais, também são recomendadas a utilização de escovas especiais, como as interdentais e as de tufo.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dentista especialista em prótese:



Informações